Instagram, Facebook, Pinterest!
Qual a melhor rede social para divulgar os produtos e serviços da sua empresa?
Com o avanço tecnológico, a facilidade de acesso à internet e as mudanças na jornada do consumidor agora acentuada pela pandemia, as redes sociais são uma oportunidade de conquistar o público-alvo à primeira vista através de conteúdos de qualidade, informação e interatividade. Pode-se até afirmar que as redes sociaissão um dos caminhos mais rápidos, baratos e eficazes para estar presente onde está o público-alvo. Isto não invalida que se trabalhe igualmente outras estratégias de comunicação direta como o envio de e-mail marketing por exemplo. O ideal mesmo é engajar a audiência através de múltiplos canais!
A importância desta agregação multicanal é mais facilmente percebida se analisarmos como as ações podem fazer parte das demais estratégias a começar por um bom site!
Os sites são basicamente o cartão de visita das empresas e certamente uma das principais ferramentas de venda, no entanto, para que funcione como gerador de vendas é preciso que exista tráfego e interesse por parte dos usuários da rede. As redes sociais podem ser uma porta de entrada para o site da empresa e contribuir de forma inequívoca para o funil de vendas e isto porque num simples post é perfeitamente possível inserir links e perfis que levem à geração de leads (contatos efetivos).
Catalisação de tráfego para o site
Ao partilhar as informações de relevância, os posts das redes sociais têm o poder de cativar vários usuários gerando um tráfego para o site que - com as ferramentas certas - poderá ser convertido em mais vendas. Quantas mais cativações feitas para o site, maior relevância este terá para os motores de busca como o Google que automaticamente o posicionarão numa posição mais relevante. É o chamado efeito "pescadinha de rabo na boca"!
Maior impacto e abrangência de perfis
As redes sociais permitem apresentar uma marca, produto ou serviço de uma forma personalizada e adequada ao perfil dos usuários e isto porque cada uma das redes está perfilada com o seu público-alvo e, como tal, faz uso do formatos de comunicação mais adequados ao mesmo. Assim sendo, cada post é uma oportunidade de interagir com o seu público e seja sob a forma de vídeo, posts escritos, imagens, cliques rápidos ou outras formas de impacto e chamadas de atenção, o importante é que a sua audiência tome contato com a sua marca/empresa e a memorize.
Reconhecimento público
Obviamente que se tudo fosse assim tão fácil, todas as empresas estariam no topo das pesquisas orgânicas do Google, mas a realidade é bastante mais complexa e por isso é preciso fazer um longo e penoso caminho de construção de autoridade.
E como se constrói essa autoridade? Publicando conteúdo relevante para a sua audiência! Nesta matéria, as redes sociais são extraordinariamente eficazes. Refira-se a título de exemplo os vídeos aulas no YouTube, os artigos publicados no blog ou as dicas postadas no Stories do Instagram. Claro que todo este processo leva tempo e pode até implicar algum investimento, mas o verdadeiramente importante é mostrar que a sua empresa é expert no assunto e que dá cartas no mercado!
Fidelizar clientes já é outra história, mas perfeitamente alcançável se as social mídias forem potenciadas para num ambiente informal, darem respostas aos comentários, questões ou até mesmo, prestarem algum esclarecimento, funcionando numa relação tu cá - tu lá com os usuários. Quando tal é possível, as redes sociais podem tornar-se no melhor amigo da sua empresa pois representam uma plataforma barata e imediata de market study das necessidades, hábitos e opiniões das suas personas (clientes-tipo).
Conseguir o aumento da autoridade nas redes sociais é sinónimo de que sempre que os usuários se encontrarem numa situação na qual sua empresa possa ajudar, a sua marca será sempre lembrada e recomendada. Não existe publicidade mais barata e eficaz: a confiança da recomendação!
As diferentes formas de divulgação
Todas as redes sociais comunicam de forma distinta, mas todas elas são potenciais difusoras dos seus conteúdos, por isso importa saber qual a mais eficaz junto da persona que interessa à sua empresa: o Twitter, por exemplo, é uma das melhores redes sociais para empresas compartilharem artigos e materiais, devido a sua praticidade e aceitação de links mas não tem muita expressividade em Portugal e além disso é algo limitada no que toca ao volume de informação postável.
No Facebook, Instagram e no LinkedIn, a segmentação de anúncios pode ser feita de uma forma quase cirúrgica, seguindo critérios pre-estebelecidos como a idade, género, localização e até os interesses das personas. Normalmente os valores de investimento em anúncios online são muito mais baixos do que os necessários para os mídias tradicionais, com a vantagem de os resultados serem facilmente mensuráveis. Para além, o investimento em anúncios online é muito mais seguro porque cada campanha pode ser direcionada para o público que mais interessado nos seus produtos e serviços e, como tal gerador de retorno para a sua empresa.
Medir, medir, medir
O poder de mensuração de campanhas e a análise de retorno sobre o investimento (ROI) é a grande vantagem das estratégias em redes sociais, sendo que os dados podem ser mensuráveis através dos aplicativos disponibilizados pelas próprias plataformas. O Google Analytics por exemplo, pode adiantar informações sobre a origem da audiência, quantidade de leads e as conversões. Com estes dados é possível identificar as campanhas que funcionam e aquelas que não geram o retorno esperado, permitindo que mude imediatamente de estratégia e direcione os seus recursos para onde o seu público está mais recetivo.
Quer saber qual a melhor rede social para divulgar a sua empresa, marca, produtos ou serviços?